PARA FICAR DE OLHO: TRÊS TENDÊNCIAS EM INGREDIENTES E PRODUTOS NATURAIS

A pandemia do novo coronavírus provocou várias mudanças na Indústria de Alimentos, guiadas pelos padrões de comportamento dos consumidores frente a essa situação atípica. Dentre as principais preocupações dos consumidores em relação à alimentação, destaca-se a busca por alimentos os quais promovam saúde, aumento da imunidade e bem-estar. Dessa forma, os ingredientes e produtos naturais ganham destaque nesse cenário, devido à associação entre natureza e saúde. Assim, algumas tendências em relação a benefícios naturais, que já existiam no período pré-pandemia, sofreram uma certa “aceleração”. Abaixo listam-se algumas dessas tendências que prometem ser destaque na indústria nos anos a seguir:

Os leites vegetais, que já foram um nicho de mercado, hoje têm um espaço consolidado na indústria. Segundo dados da Mintel, 52% dos consumidores dos Estados Unidos estão mudando seu consumo para leites não-lácteos por razões de saúde.

A utilização de leites vegetais, porém, não vai se restringir apenas à substituição em produtos lácteos e sim para agregar o fator naturalidade e funcionalidade às formulações, agindo como uma ferramenta para inovação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel, os leites vegetais podem potencializar a imagem das bebidas energéticas, seja para penetrar novos mercados ou para agregar os benefícios naturais advindos das plantas. Dentre os lançamentos com esses apelos, destacam-se os usos dos leites de amêndoas, arroz e coco, com os claims de fornecer os nutrientes e antioxidantes para um boost de energia de forma natural.

Devido ao estilo de vida mais acelerado do período pré-pandemia, os produtos para aumento de energia estavam cada vez mais em evidência. E, mesmo com a desaceleração das rotinas diárias devido à pandemia, esse segmento ainda se mostra em alta, porém com novos horizontes a se considerar. Como mencionado anteriormente, houve uma “aceleração” na procura por bem-estar e saúde e formulações que contenham ingredientes naturais. De fato, segundo dados da Mintel, 75% dos consumidores franceses afirmaram que as bebidas desportivas contém muitos ingredientes artificiais. Desenvolveu-se mais rápido, também, devido ao período de quarentena, as formulações que promovem “energia mental”. Dessa forma, ganharão destaque produtos e ingredientes que possuam benefícios naturais, como produtos com cafeína natural ou, ainda, produtos contendo ervas e superfoods.

Devido a um maior acesso à informação, as complicações de saúde mental, como ansiedade e estresse, têm cada vez mais gerado atenção e discussões. Com a experiência de distanciamento social devido ao covid-19, os cuidados com o bem-estar e saúde mental aumentaram entre a sociedade. Assim, há uma busca por produtos e serviços de suporte à saúde mental. Ganham destaque, então, chás e bebidas quentes com claims relacionados ao sono ou estresse. De fato, conforme dados da Mintel, houve um aumento de lançamentos nesses produtos de 3% em julho de 2018 para 6% em julho de 2020. Dentre os ingredientes mais associados a esses lançamentos, destacam-se a camomila, lavanda e o gengibre em uma maior dimensão, mas ainda outros como capim-limão, hortelã e canela.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BECKETT, A. A year of innovation in tea, malt and other hot drinks, 2020. Mintel. 20 ago. 2020.

FAULKNER, D. Plant milk could boost health image for energy drinks. Mintel. 21 mar. 2020. TEODORO, M. A new approach to energ